7 de jan. de 2017

Desenvolvimento rápido de aplicações de efeitos visuais com JavaFX

Quem acompanha o blog notou que ultimamente temos postado somente aplicações mais visuais sempre se baseando nos vídeos do mestre Daniel Shiffman. Pois bem, ele usa Processing, uma outra linguagem de programação e esse é um blog sobre JavaFX e o nosso objetivo é também sempre se manter em contato com Java - em outras palavras, quero "levar a palavra" do Shiffman para o mundo e ainda exercitar Java. A palavra de Shiffman é a seguinte:

"Processing, for me, has always been just the most wonderful thing ever. It’s given me a mission and a passion, to bring computation to everyone: artists, designers, musicians, biologists, doctors, dancers, animators, bankers, photographers, librarians, fashion designers, architects, psychologists, journalists, and writers, just to name a few. Writing code can be scary, something many mistakenly think is reserved for computer scientists and engineers. Processing has helped eliminate that fear, making programming accessible to a wider audience, particularly artists.”

Fonte: Wikipedia

Ou seja, ele encontrou em processing uma forma de levar programação a mais pessoas. Com JavaFX não é diferente, é possível programar e criar aplicações sem ser um mestre Java - mas, a linguagem ainda aparece as vezes como um empecilho. Eu escrevo esse blog há 4 anos e estou "mexendo" com JavaFX desde a primeira versão, uns 8 anos já e vejo isso acontecendo.
Mas por que o blog então não é sobre Processing? O motivo é que Java é super importante para o mercado e "brincando" com JavaFX você exercita Java também, mas é necessário o equilibrio para que a linguagem Java não seja um empecilho.

Resumindo, criei uma classe que estou usando em aplicações visuais que "imita" o processing - mas é claro que o Processing é um universo a parte, a ideia é tirar partes repetitivas para que se tenha o foco na aplicação visual. O nome da classe é "DrawingApp", como já visto no post sobre as flores e no post sobre o algoritmo Metaballs.
Veja abaixo o exemplo de uma aplicação simples (bolas coloridas) que usa a DrawingApp e o código da classe DrawingApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário