Pois bem, hoje vamos usar mais uma fórmula muito interessante que tomei conhecimento de mais um vídeo do mestre Shiffman, veja:
Filotaxia é o nome em português dessa área de estudo e você pode ler mais sobre ela na wikipédia. No Phyllotaxis você pode ter acesso a um documento e ao algoritmo que o Shiffman e eu usamos.
Mais uma vez usamos o canvas em uma aplicação que vai criar "plantas" aleatóriamente na tela. Para isso, ao contrário do que fez o Shiffman, vamos criar uma classe que vai desenhar a nossa plantinha.
Mas como funciona o algoritmo? A ideia é muito simples, temos um ângulo mágico e aplicamos uma fórmula sobre ele usando um número que é incrementado a cada frame de uma animação, por fim, aplicamos trigonometria para conseguir os pontos X e Y que iremos desenhar na tela. Em seguida, desenhamos os pontos gerados.
A ideia geral é essa! Usamos uma classe genérica com os elementos que mostramos no post anterior e o código ficou bastante limpo. Em breve falo sobre o DrawingFX...
Veja em seguida um screenshot da aplicação, o código, e um vídeo onde eu mostro partes do código e executo a aplicação.
Por fim vejam esse vídeo rápido que fiz para demonstar a APP e falar um pouco do código.
Muito bom. Parabéns.
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