6 de jan. de 2017

Flores com JavaFX

Todo mundo sabe que a natureza pode ser representada matematicamente e muitas das fórmulas da natureza são conhecidas. O maior exemplo é a sequência de Fibonacci e como pode ser encontrada na natureza:




Pois bem, hoje vamos usar mais uma fórmula muito interessante que tomei conhecimento de mais um vídeo do mestre Shiffman, veja:



Filotaxia é o nome em português dessa área de estudo e você pode ler mais sobre ela na wikipédia. No Phyllotaxis você pode ter acesso a um documento e ao algoritmo que o Shiffman e eu usamos.
Mais uma vez usamos o canvas em uma aplicação que vai criar "plantas" aleatóriamente na tela. Para isso, ao contrário do que fez o Shiffman, vamos criar uma classe que vai desenhar a nossa plantinha.

Mas como funciona o algoritmo? A ideia é muito simples, temos um ângulo mágico e aplicamos uma fórmula sobre ele usando um número que é incrementado a cada frame de uma animação, por fim, aplicamos trigonometria para conseguir os pontos X e Y que iremos desenhar na tela. Em seguida, desenhamos os pontos gerados.
A ideia geral é essa! Usamos uma classe genérica com os elementos que mostramos no post anterior e o código ficou bastante limpo. Em breve falo sobre o DrawingFX...
Veja em seguida um screenshot da aplicação, o código, e um vídeo onde eu mostro partes do código e executo a aplicação.






Por fim vejam esse vídeo rápido que fiz para demonstar a APP e falar um pouco do código.

Um comentário: