Os diálogos do JavaFX
Essa parte do JavaFX começam no Java 8 atualização 40. Ficam no pacote javax.scene.control e usando a classe Alert podemos criar diálogos de erro, avisos, confirmação, com mensagem de erro (stacktrace) e você ainda pode customizar e criar o seu próprio diálogo com botões que irão ter ações customizadas.
Exibindo mensagens de erro, aviso e informação
O mais simples dos diálogos permitem que você simplesmente mostra uma imagem em uma caixinha de texto. Esses diálogos aceitam a configuração de um título, um cabeçalho e a mensagem de aviso em sí. Os diálogos de informação e error são semelhantes, só temos que trocar o tipo de Alert para Error, Warning ou Information. O programa abaixo mostra como podemos usar ambos:
Percebam que as classes bases para criarmos diálogos são javafx.scene.control.Alert e javafx.scene.control.Alert.AlertType. Vejam o resultado de cada diálogo quando clicamos neles na aplicação acima:
Um uso mais avançado dos diálogos são para pegarmos uma resposta do usuário. Podemos colocar neles perguntas para pegar a resposta do usuário, campos de texto e caixas de escolha. Veja abaixo um programa que mostra o uso mais simples de cada um deles:
O resultado é mostrado abaixo:
Essa API demorou para sair, mas quando veio, veio completa! Podemos criar tipos customizados de diálogos de acordo com as necessidades do usuário. Cabe ao leitor explorar as mais diversas alternativas, mas um bom resumão pode ser encontrado nessa postagem em inglês.
Percebam que as classes bases para criarmos diálogos são javafx.scene.control.Alert e javafx.scene.control.Alert.AlertType. Vejam o resultado de cada diálogo quando clicamos neles na aplicação acima:
Pegando entradas dos usuários
Um uso mais avançado dos diálogos são para pegarmos uma resposta do usuário. Podemos colocar neles perguntas para pegar a resposta do usuário, campos de texto e caixas de escolha. Veja abaixo um programa que mostra o uso mais simples de cada um deles:
O resultado é mostrado abaixo:
Outros tipos
Essa API demorou para sair, mas quando veio, veio completa! Podemos criar tipos customizados de diálogos de acordo com as necessidades do usuário. Cabe ao leitor explorar as mais diversas alternativas, mas um bom resumão pode ser encontrado nessa postagem em inglês.
Show William, parabéns pelo Post!
ResponderExcluirMt bom o post, obg William
ResponderExcluirTentei rodar aqui mas deu erro na importação de pacotes.
ResponderExcluirTive que alterar as linhas 6 e 7 para:
import javafx.scene.control.Alert;
import javafx.scene.control.Button;
como faz pra validar os dados do textfield no dialog??
ResponderExcluirPrimeiro, parabéns pelo post!
ResponderExcluirInfelizmente o seu código não executou na minha máquina. Não reconhece a AlertType.
gostaria de saber onde se encontra a classe alertType?
parabens muito bom
ResponderExcluirparabéns aprendi comes te código ..
ResponderExcluirMUITO BOM
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