4 de jan. de 2017

Escrevendo pixel por pixel de um Canvas

Já falamos aqui sobre o Canvas e um uso básico do mesmo. Hoje vamos mostrar um pouco mais desse poderoso node, mostrando como manipular os pontos de imagem ou o pixel.O pixel representa cada ponto da sua tela e cada ponto tem uma cor RGB (vermelho, verde e azul), adicionalmente também a opacidade do ponto, mas hoje só falaremos do RGB.

Escrevendo pixel a pixel usando o Canvas


Ao criar o canvas, temos que acessar o Graphics2d se quisermos trabalhar nele. O mesmo Graphics2d permite acesso a uma classe do tipo PixelWriter e com ela podemos configurar a cor de cada pixel de um canvas! Veja o exemplo mais básico possível que gera um canvas com pixels aleatórios:



O código é simples:

- Inicialmente criamos um canvas e pegamos o pixel writer dele;
- Há um for de for que passará por cada posição do canvas - indo até a largura e a altura da aplicação;
- Nesse for de for criamos valores aleatórios para R (vermelho), G (verde) e B (azul);
- Então escrevemos o pixel usando o PixelWriter com uma cor que criamos a partir dos valores aleatórios;
- Por fim temos toda a já conhecida parte do JavaFX, que é de criar uma scene, uma raiz.

O resultado é algo similar ao seguinte sempre com valores aleatórios ao executar a aplicação:


Temos bastante pontos cinza, pois o ponto cinza equivale a valores iguais de RGB! 

Olhem mais um exemplo bacana:


Veja o código


Bem, essa foi uma postagem rápida. Pretendo criar algo bacana com isso, então precisava introduzir essa classe. Até mais, pessoal!

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