13 de jun. de 2017

Reconhecendo dígitos manuscritos em uma aplicação JavaFX usando DeepLearning4J





Já falamos sobre tensorflow e JavaFX no blog em inglês, mas a API Java do tensorflow ainda está incompleta. Uma API madura e melhor documentada é o DeepLearning4J.


Nesse exemplo nos carregamos o modelo treinado na nossa aplicação, criamos um canvas para desenhar e quando o Enter é pressionado, a imagem do canvas é redimensionada e enviada para o modelo já treinado do deeplearning4j para reconhecimento:






A forma que isso "advinha digitos é como o "olá mundo" para aprendizado usando redes neurais. Um neurônio imita o neurônio natural do nosso cérebro e ele tem um "peso" que controla quando o neurônio é ativado (no nosso cérebro acontece químicas para ativar um neurônio).Uma rede neural consiste de muitos neurônios conectados uns aos outros e também organizados em camadas. O que temos que fazer é fornecer dados identificados (com labels) para a nossa rede neural e ajustar os pesos dos neurônio até que ela possa "advinhar" resultados para um valor novo que não sabemos. Esse processo é chamado de treinamento.




Uma vez treinada, nós testamos a rede neural com outros valores também conhecidos para  saber a precisão da rede neural (no nosso caso a precisão é 97.5%!). No nosso case usamos o famoso conjunto de dados  MNIST.


Pelo motivo de termos camadas ocultas entra a camada de entrada de dados e a camada de saída,  nós chamados essas redes neurais de "profundas" (deep neural network) e são usadas no processo de aprendizagem profunda. Nós temos muitos outros conceitos e tipos de redes neurais, eu sugiro você assistis alguns vídeos super interessantes sobre isso no youtube.



E se você estiver ouvindo falar disso pela primeira vez tenha em mente que não será a última!

Se você tentar o código abaixo vai ver que não é tão preciso quanto essa app web, por exemplo. O motivo é que eu não manipulo a imagem precisamente antes de enviar ela para predição, simplesmente redimensionamos ela para ter  28x28 pixels como requerido pelo modelo treinado..

O código da aplicação JavaFX é mostrado abaixo e o projeto completo está no meu github, including o código usando para treinar nossa rede neural que foi tirado dos deeplearning4j examples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário