5 de mar. de 2013

Gerenciadores de leiaute básicos II

Vamos dar continuidade ao post anterior apresentando mais gerenciadores de leiaute. Nesse artigo vamos apresentar o BorderPane, FlowPane e o GridPane. A arquitetura deles é a mesma, se você quiser saber mais sugiro que veja o primeiro artigo da série.

BorderPane 

Uma das heranças do bom e velho Swing é o BorderPane. A idéia é bem simples: você coloca os componentes em regiões do painél. Essas regiões são referenciadas como: norte, sul, leste, oeste e centro.
Não há nenhum segredo no uso dele, mas há um pequena diferença que é termos que informar na hora de adicionar os componentes a qual região o mesmo pertence. Vamos ao exemplo de código e em seguida a explicação.
BorderPane borderPane = new BorderPane();
Label lblTop, lblEsquerda, lblBaixo, lblDireita, lblCentro;
// 1
borderPane.setTop(lblTop = new Label("Topo"));
borderPane.setLeft(lblEsquerda = new Label("Esquerda"));
borderPane.setBottom(lblBaixo = new Label("Baixo"));
borderPane.setRight(lblDireita = new Label("Direita"));
borderPane.setCenter(lblCentro = new Label("Centro"));
// 2
BorderPane.setAlignment(lblTop, Pos.CENTER);

  1. Ao contrário dos layouts apresentados no último post, o BorderPane não utiliza os métodos add, set e remove que falamos no nosso último post, mas sim métodos correspondentes à região da tela. Os métodos setTop,setLeft,setBottom,setRight e setCenter, são respectivamente para informar os nós do topo, esquerda, baixo, direita e centro. Esses nós são agrupados dentro do espaço do BorderPane
  2. Nessa parte mostramos como alinhamos um nó. Veja que usamos um método estático para isso, o que já gerou muitas críticas. Cabe a você tentar outros valores de Pos na chamada desse método!

Abaixo o resultado desse código:



GridPane

O GridPane, ou painel de grade, permite adicionar componentes em posições específicas semelhantes á uma grade de nós. Para entender melhor imagine a área do GridPane como um tabuleiro de batalha naval. Nesse tipo de jogo, temos os campos definidos por divisões, como por exemplo A1, B5, etc. O GridPane atua de forma semelhante, posicionando componentes nessa grade. No entanto, especificamos a posição com dois números invés de uma letra e um número, exemplo: 1-1, 5-2, etc. Esse gerenciador de leiaute também não utiliza os métodos add, set e remove. Na verdade, no momento de adicionar o componente já especificamos qual a "gradezinha" ele vai ocupar. Vamos a um exemplo de código para esclarecer.
GridPane gridPane = new GridPane();
// 1 
gridPane.add(new Label("0 X 0"), 0, 0);
gridPane.add(new Label("0 X 1"), 0, 1);
gridPane.add(new Label("1 X 0"), 1, 0);
gridPane.add(new Label("1 X 1"), 1, 1);
// 2
gridPane.setVgap(20);
gridPane.setHgap(20);
// 3
gridPane.setTranslateX(120);
gridPane.setTranslateY(30);
  1. Estamos adicionando um componente ao GridPane e informando a posição X e Y que ele vai ocupar na grade. Um label está sendo adicionado para mostrar para você onde cada elemento vai ficar
  2. Esses métodos server para informar o espaçamento entre os componentes adicionados. setVgap é para o espaço na vertical e setHgap para o espaço na horizontal. "Gap" pode ser traduzido como "lacuna".
  3. Por fim configuramos a posição dos componentes na tela. Assim como qualquer nó, podemos informação a posição X e Y do componente no "pai" dele.
E isso resulta em:


FlowPane

"Painel de Fluxo" é um significado ao pé da letra para FlowPane. Como o nome diz, é um painel que segue o fluxo da coisa, ou seja, vocẽ vai adicionando componentes e ele vai colocando de acordo com o fluxo. O fluxo pode ser na vertical ou horizontal e os compomentes podem ser posicionados de forma centraliza, centraliza na vertical, tudo ao topo, etc. Parece difícil, mas é um dos paineis mais simples. Por exemplo, digamos que você utilize um desses do tipo horizontal e adicione 4 componentes. O 4 não caberia na mesma linha, então o FlowPane coloca ele na "linha abaixo", mesmo sobrando espaço na terceira linha. O mesmo acontece para o FlowPane na vertical, mas aí ele colocaria os componentes na próximo coluna, seguindo o fluxo. Lembrando que isso é dinâmico, se vocề redimensiona o pai, ele realoca os componentes sempre seguindo o fluxo. Mas chega de papo e vamos ao código.
// 1
FlowPane flowPane = new FlowPane();
// 2
flowPane.setAlignment(Pos.CENTER_RIGHT);
for (int i = 0; i < 10; i++) {
        // 3    
 flowPane.getChildren().add(new Label("Label " + i));
}
  1. Criamos o nosso FlowPane. Falei que podemos a direção do fluxo. Isso pode ser feito direto no construtor usando a classe Orientation.
  2. Aqui setamos o alinhamento: centro, centro para a direita, centro // para esquerda, topo para esquerda, etc. Brinque com outros valores :)
  3. Adicionando um componente ao nosso Painel. Isso é feito da forma simples já mostrada no nosso post anterior.
Bem, aqui está o resultado do código acima:



Conclusão

Mostramos mais três gerenciados de leiaute(ou layout). No próximo post já é hora de algo mais avançado e prático. Iremos criar uma APP mais empolgante que simples labels e figuras geométricas, fique ligado!

3 comentários:

  1. Ótimo post... tá de parabéns... continue assim

    ResponderExcluir
  2. William não consigo usar o JavaFX no meu eclipse =/ .
    Ja baixei os jdk, ja baixei as atualizações do java
    ja baixei a parada do javaFx, fiz como vc mandou e add la no BuildPath.

    Ele reconhece tudo bonitinho , mas na hora de compilar....
    C:\\Program Files(x86)\Java\jre7\bin\glass.dll: Can't load IA 32-bit .dll

    Até desconfiei que como eu tinha baixado tudo pro 64bits ele tava dando pau por isso. Como não descobri como fazer o Eclipse verificar no 64bits, baixei tudo pra 32bits , mas o erro persisti. Ai fica dificil , to quase voltando pro php

    ResponderExcluir
  3. Willian, qual melhor abordagem caso eu queira, chamar várias telas dentro de uma mesma cena? Tipo, fazer um CRUD sem usar janela externa?

    Abraço!

    ResponderExcluir