27 de jul. de 2012

Controles Básicos de Interface I

Fazendo jus ao seu principal objetivo, JavaFX oferece muitos controles de interface entre simples rótulos para mostrar texto até complexas tabelas com milhares de registros. Nesse artigo vamos mostrar os controles mais básicos de interface que JavaFX oferece.

Controles de interface

Todos os controles que o JavaFX oferece herdam da classe Control. Como alguns já devem ter deduzido, Control vai herdar em algum momento de Node, mas nesse caso ele antes herda de Parent.
Logos todos os controles usufruem com atributos como height, maxHeight, width, minWidth, entre outros.  O destaque fica para o tooltip, onde você pode informar um texto informativo para o controle quando o usuário deixa o cursor do mouse em cima dele por alguns segundos.
Tooltip em ação
Os controles são muito fáceis de lidar, no entanto, muitos tem suas características especifícas, o que leva a abordargem complicada para somente um post, então iremos separar a abordagem dos controles em vários posts.

Rótulos, campos de texto,  separadores e controles deslizantes

Hoje serão apresentados os controles mais simples possíveis, deixando para artigos futuros outros controles que exigem tratamento de evento ou maior conhecimento prévio. Hoje vamos mostrar rótulos, campos de texto, separados e controles deslizantes.  Não vamos perder mais tempo e vamos para o código!
package main;

import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Orientation;
import javafx.geometry.Pos;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.control.Separator;
import javafx.scene.control.Slider;
import javafx.scene.control.TextArea;
import javafx.scene.control.TextField;
import javafx.scene.control.Tooltip;
import javafx.scene.layout.VBox;
import javafx.stage.Stage;

public class ControlesSimples extends Application {

 public static void main(String[] args) {
  launch();
 }

 @Override
 public void start(Stage palco) throws Exception {
  VBox raiz = new VBox(10); // 1
  raiz.setAlignment(Pos.CENTER); // 2

  Label rotuloDemo = new Label("Sou um rótulo de texto!"); // 3
  rotuloDemo.setTooltip(new Tooltip(
    "Esse é um rótulo para mostrar textos de forma simples")); // 4

  TextField campoTexto = new TextField("Digite algo"); // 5
  campoTexto.setTooltip(new Tooltip(
    "Campo de texto para entrada de uma só linha "));

  TextArea areaTexto = new TextArea("Digite algo com várias linhas"); // 6
  areaTexto.setTooltip(new Tooltip(
    "Campo de texto para entrada de múltiplas linhas"));

  Separator separadorHorizontal = new Separator(); // 7
  Separator separadorVertical = new Separator(Orientation.VERTICAL); // 8
  Slider deslizante = new Slider(); // 9
  deslizante.setShowTickLabels(true); // 10
  deslizante.setShowTickMarks(true); // 11
  deslizante
    .setTooltip(new Tooltip(
      "O controle deslizante tem um valor numérico de acordo com sua posição"));

  raiz.getChildren().addAll(rotuloDemo, campoTexto, areaTexto,
    separadorVertical, separadorHorizontal, deslizante);

  Scene cena = new Scene(raiz, 300, 400);
  palco.setTitle("Controles Básicos I");
  palco.setScene(cena);
  palco.show();
 }
}



  1. Nessa linha introduzimos um novo componente pai, ou seja, um componente que podemos colocar outros dentro dele. Nesse caso a VBox, que irá organizar os componentes verticalmente. O construtor informa o espaçamento entre os componentes, no nosso caso 10;
  2. Você também pode determinar qual o posicionamento dos componentes dentro da VBox. Você usa o enum Pos para informar qual posicionamento quer. Nessa linha, informamos o posicionamento CENTER, logo todos os componentes serão posicionados no centro da nossa VBox;
  3. Esse é nosso primeiro controle de interface apresentado um Label, ou o rótulo. Esse componente nada mais é do que um texto estático, semelhante ao Text, mas herda de Control, o que significa que ele é um controle de interface, no entanto, o usuário não muda o texto do Label diretamente. Como você já deve ter deduzido, o Label é um Node, assim como todos os controles e assim como e qualquer componente dentro da Cena do JavaFX. Pense quão poderoso esse detalhe arquitetural é!
  4. Os controles tem algumas características em comum e uma delas é a possibilidade de informar um Tooltip, que nada mais é um texto demostrativo informado quando mantemos o mouse sobre o componente;
  5. Nessa linha criamos um campo de texto, o TextField. Esse campo, ao contrário do Label, permite a modificação do usuário diretamente. Futuramente você pode recuperar esse texto através do método getText();
  6. Semelhante ao campo de texto, temos o uma área de texto. Não há muita diferença entre essas duas classes, na verdade a maior diferença é que o TextArea permite a entrada de várias linhas e também contém propriedades para trabalhar com essa característica. Detalhe que a TextArea e o TextField, ambos herdam de TextInputControl;
  7. Nessa linha mostramos um separador horizontal. Ele é sem graça assim mesmo, só serve para separar as coisas. No entanto, lembre-se que ele é um... Node e também um controle;
  8. Aqui também criamos um separador, mas esse fica na vertical conforme informado pelo Enum Orientation;
  9. O controle deslizando, ou Slider, permite você escolher um valor numérico dentro de uma faixa determinada. De acordo com a posição do controle, você terá um valor numérico que pode ser recuperado depois através do método getValue().
  10. Se você quiser que o controle deslizante mostre marcas para indicação relativa de qual valor o Slider tem no momento, você deve chamar o método setShowTickLabels que vai configurar se devem aparecer essas marcas, ou não (true, false);
  11. Na linha anterior, mostramos como colocar marcas, nessa linha chamamos o método setShowTickMarks e informamos que queremos ver números que indicam o valor do controle deslizante.
Finalmente, olhe como ficou nossa aplicação:


Conclusão

Hoje nós introduzimos os controles mais básicos do JavaFX, mas não fizemos nada de interessante por que ainda não falamos de tratamento de ações do usuário na sua aplicação. Fique ligado que o próximo post será dedicado ao botão (classe Button) e nele você irá começar a dar vida as suas aplicações JavaFX.
Bem, não preciso repetir que agora entra sua vez para você explorar esse componentes lendo a documentação, e, como ponto de partida, você pode usar o projeto Eclipse abaixo. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Bom dia, Amigo, me ajuda a construir um chat com o JavaFx? Pelo amor de Deus, preciso muito disso, suas aulas são ótimas e me ajudaram muito a aprender esse assunto, mas preciso desse bendito chat. Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir